Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio AroucaPortal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
-A A +A

(21) 2598-2681 / 2598-2682

"Não estamos perdidos, pelo contrário,

venceremos se não tivermos desaprendido a aprender."

Rosa Luxemburgo  

 

Dentre tantos desafios, esses tempos de 2020 nos trouxeram  a necessidade de acolher, abrigar... Tempos no plural, tempo de cuidado, de si, dos nossos e dos estranhos.  Tempo também de recolher  para expandir, tempo de coragem. Tempo de silenciar e "de permanecermos lunares no silêncio"¹... tempo de aprender. Tempo de ver e ver, sem cheirar. Tempo de toque, muitos toques...no teclado. Tempo de se abrigar na luz do conhecimento para reconhecer que se mover na escuridão requer sabedoria... tempo de se refazer.

Para muitos,  tempos que trouxeram a esperança de transitar em companhia, de navegar, dividindo o leme, entre as margens do medo e da esperança.

Desses  tempos, surge a idéia desse espaço. Espaço de expressão daqueles e daquelas que buscaram companhia para refletir, conhecer, aprender, que buscam o conhecimento para alimentar sua coragem.

Num Programa de Formação em Saúde do Trabalhador, como o que propõe o Cesteh,  a construção do conhecimento e seus espaços de expressão se multiplicam, à medida em que o mundo do trabalho se desdobra e nos convoca à sua transformação...

Nesse espaço, dedicado às expressões de quem gosta de aprender, o visitante encontrará alguns dos frutos dos processos de formação, a partir de materiais produzidos nos cursos e disciplinas de lato e stritcto sensu. Espaço aberto à prosa e à  poesia, às narrativas verbais ou não-verbais construídas.   

Inauguramos com os textos produzidos pelos alunos e  alunas da disciplina "Covid - 19 e Saúde do Trabalhador", em parceria com  os professores da disciplina. Esta foi realizada nos meses de maio a agosto, como disciplina eletiva do  Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e contou com alunos do referido curso, além de alunas da 1ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador  e  alunas externas do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). Aproveitem!       

 

(¹) Mia Estórias abensonhadas.1ªed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012

 

Confira abaixo as expressões de quem gosta de aprender:

 

A COVID-19 E O TRABALHO INVISÍVEL

CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DE TRABALHADORES DE ENTREGA POR APLICATIVOS E A PANDEMIA DA COVID-19

COVEIRO NÃO! SEPULTADOR! ANTES INVISÍVEIS. NA PANDEMIA, ESSENCIAIS. E, DEPOIS?

ENTREGADORES E ENTREGADORAS POR APLICATIVOS: TRABALHO E MEDO DURANTE A PANDEMIA

HOME OFFICE E O TRABALHO INDIVIDUALIZADO: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DE SER MULHER E TRABALHADORA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

LEGISLAÇÕES APROVADAS DURANTE A PANDEMIA QUE RETIRAM DIREITOS DOS TRABALHADORES E IMPACTAM EM SUA SAÚDE

SAÚDE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19

SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

Scroll to Top