Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio AroucaPortal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
-A A +A

(21) 2598-2681 / 2598-2682
Ambulatório 
 
O Ambulatório em Saúde do Trabalhador do Cesteh é um serviço público de atendimento clínico multiprofissional, inserido nas políticas públicas nacionais e articulado com a sociedade para o enfrentamento dos problemas e das doenças relacionadas ao mundo do trabalho. 
Este serviço atua como referência no campo da Saúde do Trabalhador e, além disso, seus profissionais, oriundos de diferentes áreas do conhecimento, participam das atividades de ensino e pesquisa do Centro. 
As demandas atendidas são originárias de sindicatos, associações ou projetos de pesquisa, dentre outras. São usuário do serviço:
• Trabalhadores encaminhados pelo SUS em todos os níveis e através dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST);
• Trabalhadores encaminhados por sindicatos e organizações civis;
• Trabalhadores encaminhados pelo Ministério Público e instâncias judiciais;
• Trabalhadores encaminhados de outros setores da Fiocruz para respostas a pareceres especializados;
• Demanda espontânea dentro da área de saúde do trabalhador;
• Diagnóstico de grupos populacionais expostos a problemas ocupacionais e ambientais acordadas com a Coordenação do Cesteh.
 
O Ambulatório em Saúde do Trabalhador possui as seguintes áreas de atuação:
• Dermatoses ocupacionais como dermatites de contato, urticária e doenças ocupacionais relacionadas à exposição solar;
• Pneumopatias relacionadas ao trabalho como exposição a poeiras minerais e asma ocupacional;
• Perda auditiva induzida por ruído e exposição à substâncias químicas;
• Saúde mental: síndrome de “burn out”, estresse pós traumático e assédio moral no trabalho;
• Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho;
• Agravos à saúde associados à exposição crônica à substâncias químicas.
 
Desde outubro de 2011 possui Certificado de Acreditação pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) / Joint Commission International (JCI), o que significa atender a padrões internacionais pensados para melhorar a qualidade do cuidado e segurança ao trabalhador atendido e à equipe que realiza esse atendimento.
Para algum trabalhador ser atendido, qualquer profissional de saúde poderá encaminhar através de um relato do caso, indicando a demanda, esse referenciamento poderá ser feito também através do Sistema de Regulação do Município do Rio de Janeiro. Para realizar o atendimento é necessário, além do encaminhamento citado, trazer originais do documento de identidade com fotografia, CPF, carteira profissional (se possuir) e comprovante de endereço. Não precisa trazer cópias.
 
Laboratório
 
O Laboratório de Toxicologia do Cesteh funciona como referência nos campos da Saúde do Trabalhador e Ambiental, atuando de forma articulada com diversos setores da Saúde Pública e Coletiva para enfrentar os problemas relacionados a exposições ocupacionais e ambientais a substâncias químicas. Seus trabalhadores, com formação em diferentes áreas do conhecimento, desenvolvem atividades relacionadas à Toxicologia Ocupacional e Ambiental.
O Laboratório de Toxicologia atende a demandas de Serviços recebidas dos ministérios da Saúde (MS), do Planejamento (MPOG), sindicatos e demais instituições organizadas, além de receber demandas geradas no Ambulatório de Saúde do Trabalhador do Cesteh.
Estabelece parcerias e cooperações técnicas intra e interinstitucionais, com as principais instituições científicas nacionais. Integrado ao Ensino, no laboratório são realizadas atividades de natureza teórica e prática com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca dos temas: toxicologia, monitoramento ambiental e biológico, avaliação de risco químico, saúde do trabalhador e laboratórios de saúde pública. Também integrado à Pesquisa atende a projetos institucionais, de fomentos nacionais e internacionais, bem como executa procedimentos e atividades que tem por objetivo, desenvolver métodos e/ou ferramentas de diagnóstico laboratorial, com vistas à avaliação da exposição a substâncias químicas, de interesse ocupacional e ambiental.
Scroll to Top