Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio AroucaPortal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
-A A +A

(21) 2598-2681 / 2598-2682

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), criado em 10 de dezembro de 1985, integra a estrutura da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e atua nas áreas de Saúde, Trabalho e Ambiente, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Serviço.

A área de Ensino é responsável pela formação de recursos humanos para o campo da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Por meio de cursos de pós-graduação e estágios, o Cesteh forma pesquisadores, professores e técnicos para atuação e fortalecimento do campo da Saúde do Trabalhador, no âmbito do SUS e de outras instituições.

O Cesteh desenvolve pesquisas de caráter integrador e interdisciplinar abordando temas tradicionais no campo, como estudos clássicos em setores industriais que geram exposição com risco à saúde dos trabalhadores e consequências socioambientais (benzeno, amianto, mercúrio, chumbo, agrotóxicos, entre outros), além de pesquisas sobre relações de produção e gênero, formação e comunicação em saúde do trabalhador, saúde de profissionais da saúde e da educação, até temas emergentes como nanotecnologia, cronobiologia, alterações genéticas e desastres ambientais.

No Serviço, o Cesteh conta com o Ambulatório de Saúde do Trabalhador e o Laboratório de Toxicologia como referências no campo da Saúde do Trabalhador. Esses estão articulados com outros setores das políticas públicas e da sociedade para enfrentar os problemas e doenças relacionadas ao trabalho. Seus profissionais, com formação em diferentes áreas do conhecimento, participam de diversas atividades de ensino e pesquisa.

Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Prédio 1º de Maio (CESTEH), Manguinhos. Rio de Janeiro/RJ. CEP: 21041-210

Telefone: (21) 2598-2681/2598-2682
Fax: (21) 2270-3219

Scroll to Top