A "Formação pela análise do trabalho e para a ação em saúde" foi tema do seminário internacional realizado pelo Cesteh/Ensp nos dias 21 e 22 de março. A discussão teve por base o "Paradigma da Formação dos Atores na e pela Análise do Trabalho para pela Ação", segundo o qual as transformações das condições de trabalho que afetam negativamente a saúde estão relacionadas ao protagonismo dos trabalhadores.
Foram debatidos temas atuais das ciências sociais, com destaque para o princípio da confrontação; como articular gênero, intervenção e formação; avaliação e perspectivas de ações de pesquisa-formação-intervenção. Participaram do debate os professores Jussara Brito, Lucia Rotenberg e Simone Oliveira (Cesteh/Ensp), Marianne Lacomblez (Universidade do Porto), Denise Alvarez (Universidade Federal Fluminense) Hélder Muniz (Universidade Federal Fluminense) Maristela França (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) Mary Yale (Universidade Federal Fluminense) e Milton Athayde (Universidade Federal Fluminense).
O evento fez parte de um curso desenvolvido em parceria entre o Cesteh e a Universidade do Porto, o qual teve por objetivo apresentar e aprofundar a discussão sobre as práticas de formação e análise de atividades de trabalho, visando compreender-transformar processos de trabalho adoecedores.
O curso e o seminário foram organizados por Jussara Brito, Lucia Rotenberg, Simone Oliveira, Letícia Masson, do Cesteh/Ensp e Marianne Lacomblez, da Universidade do Porto.
A perspectiva assumida foi a de promoção e conquista da saúde, a partir de um olhar que incorpora o saber dos trabalhadores em conjunto com os saberes que detêm um estatuto científico, em uma dinâmica de co-aprendizagem. Desta maneira, tendo como foco principal estudantes da pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública da ENSP que possuem interesse e atuação nesta área, a ideia foi trazer subsídios para a discussão de seus projetos, ampliando suas ferramentas de análise e de pesquisa-ação, especialmente a partir de experiências levadas a cabo na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e de uma aproximação entre a Saúde Coletiva e a Psicologia do Trabalho.
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