Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio AroucaPortal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
-A A +A

(21) 2598-2681 / 2598-2682

As pesquisas desenvolvidas no Cesteh abordam o processo saúde e doença e sua relação com o trabalho e com o ambiente. Por meio de ações integradoras e interdisciplinares, as pesquisas propiciam a produção de conhecimento, o desenvolvimento de novas metodologias, a avaliação, o diagnóstico e a intervenção sobre situações relevantes, bem como a proposição e a avaliação de políticas públicas que envolvem a relação saúde, trabalho e ambiente.

O Cesteh conta com cerca de 60 trabalhadores em atividade de pesquisa, participantes de diferentes grupos de pesquisa e organizados em torno de linhas de pesquisa da Ensp e da Fiocruz, com o objetivo de produzir conhecimento de forma compartilhada com os trabalhadores, visando ao benefício da saúde do trabalhador e do ambiente.

O objeto das pesquisas compreende as linhas de pesquisa apresentadas nas nuvens de palavras* no final da página, que abrangem saúde, trabalho e ambiente.

Os pesquisadores do Cesteh atuam como docentes e orientadores do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, nas modalidades Presencial, criada em 1986, e Educação à Distância (EAD), criada em 2006. Também participam de atividades de ensino de nível lato e stricto sensu da Ensp, atuando como docentes em diversas disciplinas e como orientadores no desenvolvimento de projetos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e em Saúde Pública e Meio Ambiente, ambos com nota 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

São desenvolvidas pesquisas qualitativas e quantitativas, com participação frequente do Laboratório de Toxicologia e do Ambulatório de Saúde do Trabalhador, ambos do Cesteh. As pesquisas também contam com a colaboração de pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais (por meio de parcerias institucionais), assim como de pesquisadores visitantes e bolsistas.

Muitas pesquisas envolvem ou são demandadas por Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), por órgãos públicos federais, estaduais e municipais, bem como por sindicatos de trabalhadores de diversas categorias.

O financiamento das pesquisas provém da Ensp e da Fiocruz (em linhas específicas de apoio a pesquisa), assim como de órgãos governamentais (Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério Público, etc) e de agências de fomento nacionais (Faperj, CNPq, etc) e internacionais (Opas, Jica, etc).

 

*Nuvem palavras com as linhas de pesquisa da Ensp onde atuam os pesquisadores do Cesteh

 

 

* Nuvem palavras com as linhas de pesquisa da Fiocruz onde atuam os pesquisadores do Cesteh

Scroll to Top