
A estudante de Iniciação Científica integrante do “Projeto Integrador Multicêntrico: Estudo do impacto à saúde de Agentes de Combate às Endemias/Guardas de Endemias pela exposição a agrotóxicos no Estado do Rio de Janeiro”, do 9º período de Biomedicina na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Victória da Rocha Lyra, foi premiada no III CONGRESSO LATINO- AMERICANO DE TOXICOLOGIA AMBIENTAL, EXPERIMENTAL E NANOMATERIAIS (III TOXILATIN), recebendo destaque dentre as apresentações do congresso com o trabalho intitulado "VECTOR CONTROL WORKERS OCCUPATIONALLY EXPOSED TO PESTICIDES SHOW A DECREASE AT NUMBER OF CELLS AND NITRIC OXIDE PRODUCTION IN PBMC CULTURE ". Também recebeu menções honrosas na Câmara de Saúde coletiva da 22ª Jornada de Iniciação Científica da Unirio e na XVII Jornada de Iniciação Científica e XVII Jornada de Pós-Graduação (PPGO) do Inca, apresentando, respectivamente, os resultados da "AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA PRODUÇÃO DE ÓXIDO NÍTRICO DAS CÉLULAS DE TRABALHADORES E DA IMUNOTOXICIDADE EM CÉLULAS DE PBMC DE AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS EXPOSTOS OCUPACIONALMENTE A PESTICIDAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO", eventos ocorridos entre final do mês de setembro e início de novembro de 2023.
O estudo em desenvolvimento pela aluna faz parte do projeto que avalia a saúde dos agentes e guardas de endemias expostos a agrotóxicos há pelo menos 25 anos. Dentro do projeto, desenvolvido em parceria do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp/Fiocruz) com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Unirio e diversas outras instituições, universidades e sindicatos dos trabalhadores da categoria, Victória Lyra é co-orientada pela pesquisadora do Cesteh, Ariane Leites Larentis, e orientada pela pesquisadora do Inca/Unirio, Marcia Sarpa e pela professora e pesquisadora da Unirio, Landi Veivi Guillermo Costilla, que investigam um potencial novo biomarcador de imunotoxicidade para avaliação da exposição desses trabalhadores a agrotóxicos, em conjunto com outros biomarcadores de genotoxicidade e efeito. As pesquisadoras buscam estudar o sistema imunológico na tentativa de evidenciar alterações que comprometam a saúde do trabalhador.
Mesa de Toxicologia Crítica no III Toxilatin
O trabalho apresentado teve como objetivo avaliar o número, crescimento e produção de óxido nítrico nas células imunes dos trabalhadores (Agentes de Combate às Endemias e Guardas de Endemias), utilizando uma metodologia observacional descritiva de caráter transversal com análises imunológicas de trabalhadores classificados em 2 grupos: expostos ocupacionalmente a agrotóxicos e afastados temporariamente da manipulação dos mesmos. Uma das hipóteses em estudo para explicar os resultados é que o imunocomprometimento dos trabalhadores expostos a agrotóxicos pelo processo de trabalho leve à redução de crescimento das células em comparação com o grupo afastado. Resultados parciais de biomarcadores de genotoxicidade, também apresentados no congresso, indicam lesão no material genético, contribuindo com maior risco no desenvolvimento de câncer entre os trabalhadores avaliados, o que pode explicar os resultados de adoecimento morte precoce dos mesmos, como identificado no levantamento de dados epidemiológicos do projeto. Esses biomarcadores, em conjunto com demais resultados do projeto, mostram os agravos à saúde dos ACE e guardas de endemias, incluindo alterações nos biomarcadores clínico-toxicológicos, de sono e de saúde mental pela avaliação do processo de trabalho.
Os resultados apresentados pelo estudo e pelo projeto destacam a necessidade premente de acompanhar periodicamente e garantir assistência à saúde destes trabalhadores, inclusive inserindo esses novos biomarcadores observados pelo projeto, assim como mudar o processo de trabalho e a forma de combate às endemias no país, hoje centrado no uso de agrotóxicos, alguns identificados como neurotóxicos, genotóxicos e/ou carcinogênicos, incluindo banidos em outros países.
Outros integrantes do projeto também participaram do III TOXILATIN apresentando cursos, palestras e os trabalhos desenvolvidos por doutorandos do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente (PSPMA) da ENSP/Fiocruz sob orientação das pesquisadoras do Cesteh Liliane Reis Teixeira, Luciana Gomes, Ana Cristina Simões Rosa, envolvendo o Ambulatório e Laboratório do Cesteh e em colaboração com pesquisadores parceiros de outras instituições, como a descrita acima.
Você pode acessar esses e outros documentos do projeto no site do projeto clicando aqui e o livro de resumos do Toxilatin 2023 clicando aqui. Veja a lista dos trabalhos apresentados abaixo:
Cursos pré congresso relacionados ao projeto:
CURSO 2: CÂNCER RELACIONADO AO TRABALHO
Coordenação: Dra. Márcia Sarpa de Campos Mello - INCA/UNIRIO
CURSO 5: EXPOSIÇÃO QUÍMICA E RITMOS BIOLÓGICOS: A IMPORTÂNCIA DA CRONOBIOLOGIA NA INTERPRETAÇÃO DOS INDICADORES DE EXPOSIÇÃO E EFEITO
Coordenação: Dra. Liliane Reis Teixeira - FIOCRUZ/RJ
Palestras/Mesas Redondas:
TOXICOLOGIA CRÍTICA
Palestrantes: Dra. Ariane Leites Larentis - FIOCRUZ/RJ e Dra. Jandira Maciel - UFMG
AGROTÓXICOS NO BRASIL E DESAFIOS PARA A TOXICOLOGIA
Palestrantes: FIOCRUZ/RJ e INCA/RJ
ESTUDOS DE CASO: PADRÕES DE SONO EM TRABALHADORES E POPULAÇÕES AMBIENTALMENTE EXPOSTAS A SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
Palestrante: Dra. Liliane Reis Teixeira - FIOCRUZ/RJ
Trabalhos/resumos apresentados no evento:
HEALTH WORKERS EXPOSED TO AGROTOXICS: A CROSS-SECTIONAL STUDY WITH VETOR CONTROL WORKERS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO, BRAZIL.
Apresentador: Priscila Jeronimo da Silva Rodrigues Vidal, doutoranda PSPMA/Ensp/Fiocruz
CHEMICAL EXPOSURE TO PESTICIDES (AGROTOXICS) OF VECTOR CONTROL WORKERS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO, BRASIL
EVALUATION OF ORGANOCHLORINE PESTICIDE BLOOD PLASMA LEVELS IN ENDEMIC DISEASE CONTROL AGENTS IN RIO DE JANEIRO STATE
Apresentador: Ana Paula das Neves Silva - doutoranda PSPMA/Ensp/Fiocruz
CHANGES IN SLEEP QUALITY OF VECTOR CONTROL WORKERS ACROSS 2020 - 2022 IN RIO DE JANEIRO, BRAZIL
Apresentador: Dr. Marcus Vinicius Corrêa dos Santos
USE OF CITOKINESE BLOCKING MICRONUCLEUS TEST TO ASSESS GENOTOXIC EFFECTS IN VECTOR CONTROL WORKERS TO PESTICIDES IN RIO DE JANEIRO
Apresentador: Thayná Oliveira dos Santos – Iniciação Científica UniRio/INCA
SLEEP QUALITY IN THREE POPULATIONS EXPOSED TO TOXIC SUBSTANCES IN BRAZIL.
Apresentadores: Dra. Liliane Reis Teixeira e Dr. Marcus Vinicius Corrêa dos Santos
Copyright © 2017 - 2021 - CESTEH