O curso tem a duração total de 24 meses (março 2017 – março 2019), sendo estruturado em quatro Unidades de Aprendizagem (UA) realizadas em regime presencial, complementadas por Atividades de Conexão (AC), Seminários Temáticos (ST), o desenvolvimento do projeto de pesquisa e a elaboração do produto do mestrado (dissertação ou outro produto, de acordo com as regras da CAPES). As atividades presenciais serão executadas no primeiro ano, através de 10 módulos mensais de 45 horas/aula concentrados em uma semana, e no segundo ano, através de dois módulos com carga horária de 30 horas/aula cada um, visando o acompanhamento do desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
Além das atividades presenciais o curso prevê o uso de quatro horas semanais na Comunidade Virtual (CV). Gerenciada pelo Ensino à Distância (EAD) da ENSP, a CV visa facilitar a comunicação entre professores e alunos durante todo o período do curso, disponibilizando os conteúdos dos módulos, referências, filmes, material de apoio, além de promover fóruns temáticos e chats para discussões coletivas, totalizando 16 horas mensais.
ATIVIDADES PRESENCIAIS 2017-2018
Unidades de Aprendizagem |
Módulos e Coordenadores |
Período de Execução |
UNIDADE I Fundamentos Conceituais 24 a 28 |
Módulo 1: Fundamentos da relação entre Produção – Saúde - Desenvolvimento I Coord.: Ana Braga e Simone Oliveira |
20 a 24 de março 2017 |
Módulo 2: Fundamentos da relação entre Produção – Saúde - Desenvolvimento II Coord. Simone Oliveira, Luis Leão e Fátima Rangel |
24 a 28 de abril 2017 |
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Módulo 3: Políticas e Bases conceituais e legais para a Vigilância em Saúde do Trabalhador. Coord.:Luiz Carlos Fadel e Jorge Machado |
22 a 26 de maio 2017 |
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UNIDADE II A Produção de Conhecimento em Vigilância em Saúde do Trabalhador |
Módulo 1: A contribuição das diferentes áreas de conhecimento e abordagens para VISAT ênfase no território e ambientes Coord. Ana Braga, Elizabeth Dias e Juliana Rulli |
26 a 30 de junho 2017 |
Módulo 2: A contribuição das diferentes áreas de conhecimento e abordagens para VISAT ênfase nos riscos, agravos e acidentes Coord.: Ana Braga, Maria de Fátima Moreira e Lise Barros |
24 a 28 de julho 2017 |
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Módulo 3: A contribuição das diferentes áreas de conhecimento e abordagens para VISAT ênfase nas atividades de trabalho e em aspectos subjetivos Coord.: Luis Henrique Leão e Simone Oliveira |
21 a 25 de agosto 2017 |
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Módulo 4: A contribuição das diferentes áreas de conhecimento e abordagens para VISAT ênfase na formação e em ações educativas Coord.:Kátia Reis e Gideon Borges |
25 a 29 de setembro2017 |
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UNIDADE III Estratégias de Ação |
Módulo 1: Produção de dados e informações para Vigilância em Saúde do Trabalhador Coord. Elida Hennington, Cristina Strausz e Lúcia Rotenberg |
23 a 27 de outubro2017 |
Módulo 2: Planejamento, acompanhamento eavaliação das ações de vigilância Coord:Jorge Machado e Luiz Carlos Fadel |
21 a 24 de novembro |
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Módulo 3: Seminários dos Grupos Situação-Problema Coord.:Ana Braga, Simone Oliveira e Jorge Machado |
11 a 15 de dezembro 2017 |
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UNIDADE IV Desenvolvimento do projeto de VISAT |
Módulo 1: Seminários de Pesquisa I Coord.:Ana Braga e Simone Oliveira |
março 2018 |
Módulo 2: Seminários dePesquisa II Coord.:Ana Braga e Simone Oliveira |
dezembro 2018 |
O Curso de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador (MP-VISAT) é uma proposição da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) em parceria com a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador – CGSAT/DSAST - do Ministério da Saúde, decorrente da solicitação dos diversos Centros de Referência da Saúde do Trabalhador (CERESTs) e das Secretarias de Saúde, da República Federativa do Brasil. A primeira edição foi dirigida a profissionais dos estados das macro-regiões Norte e Centro-Oeste (maio de 2012 a abril de 2014). Nesta segunda edição (março 2017 a fevereiro 2019) o curso será ofertado, na ENSP/FIOCRUZ, aos servidores públicos federal, estadual e municipal de todas as regiões do país vinculados à Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (RENAST), do quadro efetivo de pessoal, seja por atuação direta nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), seja por colaborarem com suas ações em organismos parceiros.
ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
As experiências no âmbito dos serviços de saúde necessitam ser sistematizadas, analisadas e socializadas, visando subsidiar a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento de ações intersetoriais na área da Saúde do Trabalhador, assim como fortalecer a participação da sociedade civil organizada. Neste sentido, o resgate das experiências adquiridas pelos serviços, seguido de seu desenvolvimento/enriquecimento, se constitui numa importante estratégia para consolidá-las, contribuindo para superar alguns dos atuais impasses operacionais com o suporte teórico e metodológico da área. Através de uma metodologia participativa, os desafios enfrentados nos serviços serão debatidos e compartilhados durante todo o processo do curso, propiciando uma troca dialógica para a construção coletiva do conhecimento. A concepção pedagógica ancora-se na participação e no diálogo problematizando a realidade, estimulando o pensamento crítico. A formação com base na perspectiva dialógica em que as relações entre professores e alunos não se fundam em distinções hierárquicas, visa potencializar a produção de estratégias coletivas, buscando outra inscrição, para deslanchar ações transformadoras. Instigar o pensar sobre a atividade dos profissionais de ST, não apenas seus entraves e limites, mas a busca de outros caminhos, outros possíveis para o enfrentamento dos problemas e obstáculos.
Sobretudo busca-se desenvolver a atividade e protagonismo dos profissionais da ST, ampliando seus recursos para agir, por meio do desenvolvimento de ações que envolvam a qualificação dos processos de formulação, implementação e gestão das ações de vigilância.
Para facilitar esse processo desenvolvemos um dispositivo pedagógico que denominamos Grupos Situação-Problema (GSP) que visam aglutinar em torno de um tema relevante para a área de Saúde do Trabalhador, alunos e professores no intuito de pensar a prática, realizar reflexões e estruturar ações em torno das situações problemas. Esses grupos terão como tarefa a organização de seminários, elaboração de materiais que subsidiem ações de vigilância, como vídeos, cartilhas etc, além de textos para compor uma publicação ao final do curso.
Grupos Situações-Problemas – Grupos formados por quatro (4) a cinco (5) alunos, sobre temas relevantes para a Saúde do Trabalhador, com dois (2) monitores, com perfis diferenciados (um com maior experiência acadêmica e outro com maior experiência nos serviços). Além dessa composição contaremos com um grupo de apoiadores (total de quatro) que terão o papel de estimular os grupos específicos, a partir de uma visão mais macro dos problemas e estratégica da política, buscando favorecer uma ação integradora, propositiva, a partir de articulações intra e interinstitucionais, com base no controle social.
Comunidade Virtual
A Comunidade Virtual é uma importante ferramenta do Mestrado Profissional gerenciada pelo Ensino à Distância (EAD) da ENSP, para facilitar a comunicação entre professores e alunos durante todo o período do curso. É um espaço com grande potencial no processo de ensino aprendizagem, de troca de experiências e divulgação de materiais. A plataforma de EAD, em ‘Moodle’, é utilizada, como recurso didático para acesso dos alunos a referências e materiais complementares, disponibilização das aulas, fóruns de debate, podem visualizar a proposta e os conteúdos dos programas das disciplinas oferecidas, entre outros. Além de o aluno ter acesso a todo o material e recursos pedagógicos dos módulos/disciplinas, a Plataforma permite maior interação entre os coordenadores, professores e alunos, possibilitando avanços pedagógicos importantes na formação.
DISSERTAÇÕES
Autora: Ana Flora Camargo Gerhardt
Orientadora: Ana Maria Bahia Braga
A Saúde do Trabalhador no Território da Região Sul do Município de Palmas – TO
Autora: Betânia Moreira Cangussu Fonseca
Orientadora: Ana Maria Bahia Braga
Implantação da Educação Permanente em Vigilância em Saúde do Trabalhador em Mato Grosso: Desafios e Perspectivas
Autora: Carmen Silvia Campos Machado
Orientador: Wanderlei Pignati
Autora: Cinthia Matilde Oliveira Brasil Pereira
Orientador: Jorge Machado
Autora: Cinthia Vivianne Carvalho dos Santos
Orientador: Luiz Carlos Fadel
Autora: Cláudia Castro Bernardes Magalhães
Orientadora: Elizabeth Costa Dias
Protocolo de Investigação em Território de Vulnerabilidade da Cadeia Produtiva do Açaí: Uma Proposta de Vigilância em Saúde do Trabalhador
Autora: Elaine Cristina Monteiro Silva
Orientador: Jorge Machado
Método para vigilância dos óbitos por acidente de trabalho nos sistemas de informação (SIM e Sinan)
Autor: Frederico Ricardo de Souza Leão
Orientador: Jorge Machado
Autora: Gisele Akemi Carneiro
Orientadora: Jussara Brito
Autor: Jáder José Rosário da Silva
Orientadoras: Simone Oliveira e Eliane Vianna
Intervenção na Relação Saúde-Trabalho em Centro Obstétrico de Hospital Público do Tocantins
Autora: Letícia Alves Amaral
Orientadora: Élida Hennington
Autora: Lorena de Sales Mercucci Freire
Orientadoras: Mary Yale Neves e Katia Santorum
Autora: Luciana Ribeiro da Silva Peniche
Orientador: Paulo Pena
Autora: Magna Dias Leite
Orientadora: Katia Reis de Souza
Autora: Manoela Souza Costa Vieira
Orientadora: Liliane Teixeira
Autora: Olga de Oliveira Rios
Orientador: Carlos Minayo
Autora: Terezinha Reis de Souza Maciel
Orientador: Carlos Minayo
Autor: Roque Manoel Perusso Veiga
Orientador: Carlos Minayo
O Curso de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador (MP-VISAT) é uma proposição da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) em parceria com a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador – CGSAT/DSAST - do Ministério da Saúde, decorrente da solicitação dos diversos Centros de Referência da Saúde do Trabalhador (CERESTs) e das Secretarias de Saúde, da República Federativa do Brasil. A primeira edição foi dirigida a profissionais dos estados das macro-regiões Norte e Centro-Oeste (maio de 2012 a abril de 2014). Nesta segunda edição (março 2017 a fevereiro 2019) o curso será ofertado, na ENSP/FIOCRUZ, aos servidores públicos federal, estadual e municipal de todas as regiões do país vinculados à Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (RENAST), do quadro efetivo de pessoal, seja por atuação direta nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), seja por colaborarem com suas ações em organismos parceiros.
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