Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio AroucaPortal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
-A A +A

(21) 2598-2681 / 2598-2682

O Cesteh e o processo de comunicação institucional

O Cesteh, como um centro de estudos e pesquisas, necessita de suporte para o incentivo à divulgação da produção e comunicação científica no campo da Saúde do Trabalhador, o que inclui a socialização de resultados de pesquisas; a divulgação de ações de assistência e práticas de ensino na área; e a criação de banco bibliográfico temático e intercâmbio entre pesquisadores.

Entendemos a comunicação como processo educativo, o qual não é percebido como transferência de saber, mas sim como processo que possibilita o diálogo e a troca. Desse modo, esse espaço pretende-se configurar uma ferramenta que fortaleça o debate, uma vez que a comunicação implica numa reciprocidade que deve ser continuamente estimulada. Nesse sentido, é importante lembrar da Política Nacional de Participação Social - PNPS e do Sistema Nacional de Participação Social - SNPS, onde se diz que “a participação social no país se constitua por meio do ambiente virtual de participação social como mecanismo de interação social que utiliza tecnologias de informação e de comunicação, em especial a internet, para promover o diálogo entre administração pública federal e sociedade civil”.

O site do Cesteh configura, então, uma ferramenta virtual de caráter acadêmico e de divulgação dos seus serviços (ambulatório e laboratório), com a preocupação adicional de gerar fluxo contínuo de diálogo com os vários segmentos de trabalhadores e suas organizações, pois conhecimentos publicados e assimilados dão origem a novos conhecimentos, pesquisas e publicações, regidos por uma dinâmica específica e influenciados pelas relações com a sociedade.

Espera-se que, com o ambiente virtual, o Cesteh estenda-se como instituição, por todo o país, por meio das ações de pesquisa, ensino e assistência, contribuindo para a consolidação de práticas transformadoras e protetoras da saúde dos trabalhadores. Para tanto, a criação do site favorece a capilaridade de sua estrutura programática, estendendo a sua capacidade coletiva, científica e técnica, para dar respostas aos problemas sobre a relação SAÚDE-TRABALHO-AMBIENTE, em âmbito nacional.

Espera-se que a Comunicação e Informação em Saúde do Trabalhador seja uma alavanca de mudanças, trazendo sempre informações, notícias, dados e resultados que fortaleçam a luta dos trabalhadores e trabalhadoras por melhores condições em seus ambientes de trabalho e em sua vida, promovendo assim mudanças sociais.

Trabalhador e trabalhadora de todo o Brasil, sejam bem-vindos a este ambiente virtual e sintam-se em casa!

Scroll to Top